quarta-feira, 9 de junho de 2010

De casa nova

Está se perguntando como mudar a cara da sua casa ? Uma tendência forte é a utilização de tecidos para decoração. A Vogue deste mês dedica uma matéria ao assunto. A Revista de Domingo, do O Globo, também deu sua contribuição no mês passado.



O ponto em comum das duas matérias é a indicação da Lá na Ladeira, loja de reforma de móveis antigos. As gêmeas Joana e Julia são apaixonadas por decoração e cores. Do garimpo de peças para suas próprias casas nasceu a ideia do negócio.



Quando o Da Graça, no Jardim Botânico, mudou de direção e passou a se chamar Do Horto, a sócia Lourdes Brandão teve a ideia de utilizar os papéis de presente que a Farm fez para a Papel Craft para cobrir as paredes do ambiente. Hoje, estarei por lá com as meninas do jazz. Conto as impressões depois  :) Mas pela fotinho, dá pra ver que o resultado ficou 10 !


Você mesma pode fazer em casa ! Olha o exemplo abaixo: um catálogo de amostras de tecido de uma fábrica fechada virou o revestimento de cabeceira de um quarto. Na execução, trechos de pano de 30 x 30 cm foram colados sobre a parede atrás da cama, colorida de azul-turquesa.


Para executar o trabalho, usou-se apenas cola branca diluída em água e um pincel. Aplica-se a mistura na parede e no verso de cada retalho. Só é preciso cuidado para evitar que o pano enrugue. Depois, o painel ganhou uma última camada do mesmo líquido para proteger o tecido da sujeira.


Para montar um painel de patchwork, separe os pedaços de papel pelo tamanho das gravuras, dissolva a cola (uma medida de cola para uma de água) branca em um balde com água e escolha um rolinho próprio para espalhar a solução atrás de cada retalho e na parede. Se escorrer, limpe com pano úmido. Cole primeiro os pedaços com os desenhos mais simples e finalize com as figuras mais chamativas.

Um comentário:

  1. Conferi o painel do Do Horto, ex-Da Graça. Ficou mto charmoso e criou uma atmosfera aconchegante e alegre. Vale a pena conferir !

    ResponderExcluir