domingo, 18 de abril de 2010

Uma almofada pra chamar de sua !

Suaves, macias, confortáveis, coloridas, lisas, com ou sem textura, as almofadas são um acessório decorativo multifuncional. Existindo em vários tamanhos e formatos, não precisa de muitas para renovar um ambiente – basta trocá-las de lugar ou de fronha !



Numa decoração moderna, escolha sempre um número impar de almofadas. 3 ou 5 almofadas juntas ficam visualmente mais apelativas do que 4 ou 6. As almofadas grandes ficam mais bonitas do que um grupo de almofadas pequenas, que acabam por distrair o olhar. Os formatos devem recair sobre o típico quadrado e o cada vez mais popular retângulo.








Para uma decoração clássica, que requer certa simetria e formalidade, um número de almofadas par é ideal e o tamanho deve ser adequado à peça que adornam. Os padrões clássicos incluem os florais, adamascados, axadrezados, listados e monogramas… mas não todos ao mesmo tempo; pode (e deve-se) brincar com a combinação de cores e texturas (veludo, seda…). Pode expor almofadas quadradas com almofadas redondas, desde que estejam em número par.







Tens um estilo mais eclético? Então a decoração com almofadas deverá refletir esse ambiente: grandes e expostas em números ímpar (duas numa ponta do sofá e uma noutra, por exemplo) para conseguir um look descontraído. O estilo eclético define-se pela sua diversidade e excentricidade onde, aparentemente, nada combina.









No verão, opte por fronhas em tons mais claros e em tecidos frescos; no inverno volte a colocar as fronhas em tons mais escuros e em tecidos quentes e aconchegantes. Da mesma forma que pode ter fronhas sazonais para datas festivas, como o Natal e a Páscoa.





Parece que falta algo de especial no quarto de dormir? Adicione à cama uma série de almofadas complementares em termos de cores, mas diferentes em termos de tamanhos. Conforto e aconchego instantâneo!





Utilize as almofadas como obras de arte, adquirindo peças únicas, pintadas à mão, adornadas com lantejoulas, brilhantes, botões ou borlas; estampadas com ilustrações ou motivos originais. Olha a ex casa da Helena em Viver a Vida aí ! hehehe



Leve as almofadas para a rua, utilizando-as para tornar ainda mais confortáveis os ambientes de exterior existentes nas varandas, terraços, jardins e pátios. As cores vibrantes animam qualquer espaço lá fora e, para um impacto ainda mais forte, escolha cores que não são habitualmente utilizadas no exterior – caso do branco, preto e cinza. A vantagem das almofadas é que as fronhas saem e podem ser facilmente lavadas!



2 comentários: