quinta-feira, 3 de junho de 2010

Lição de Vida

O hábito da leitura é um dos legados que meus pais me deixaram e que vou levar para toda a vida. Sempre que tirava boas notas no colégio, ganhava um livro como recompensa / presente.

Pode ser clichê, mas as maiores lições foram aprendidas com O Pequeno Príncipe. Ai, que livro bom ! Não há uma frase que não caiba em algum momento de nossa história.


É uma obra aparentemente simples, mas, apenas aparentemente. O principezinho vivia sozinho num planeta do tamanho de uma casa que tinha três vulcões e uma flor, de grande beleza e igual orgulho. Foi o orgulho da rosa que o levou a começar uma viagem que o trouxe finalmente à Terra, onde encontrou diversos personagens a partir dos quais conseguiu descobrir o segredo do que é realmente importante na vida.


O livro nos mostra uma profunda mudança de valores. Ensina como nos equivocamos na avaliação das coisas e das pessoas que nos rodeiam, bem como esses julgamentos nos levam à solidão. Nós nos entregamos a nossas preocupações diárias, nos tornamos adultos de forma definitiva e esquecemos a criança que fomos.


O Pequeno Príncipe foi escrito e ilustrado por Saint-Exupéry um ano antes de sua morte, em 1944. Piloto de avião durante a Segunda Grande Guerra, o autor se fez o narrador da história, que começa com uma aventura vivida no deserto depois de uma pane no meio do Saara. Certa manhã, é acordado pelo Pequeno Príncipe, que lhe pede: "Desenha-me um carneiro"? É aí que começa o relato das fantasias de uma criança como as outras, que questiona as coisas mais simples da vida com pureza e ingenuidade.
 
 
Antoine de Saint-Exupéry via os adultos como pessoas incapazes de entender o sentido da vida, pois haviam deixado de ser a criança que um dia foram. Desta fábula foram feitos filmes, desenhos animados, além de adaptações.

Nada como aproveitar um feriado para refletir com as seguintes frases:

"O amor é a única coisa que cresce à medida que se reparte."

"O amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim em olhar juntos para a mesma direção."

"Não exijas de ninguém senão aquilo que realmente pode dar."

"Nunca estamos contentes onde estamos."

"Para enxergar claro, bastar mudar a direção do olhar."

"Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos."

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

"O amor verdadeiro não se consome, quanto mais dás, mais te ficas."

"O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem."

"Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós. Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, mas há os que não levam nada. Essa é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova de que duas almas não se encontram ao acaso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário