domingo, 20 de junho de 2010

Reflita !


"Você tem de estar preparado para se queimar em sua própria chama: como se renovar sem primeiro se tornar cinzas?"

Foi citando a obra "Assim falou Zaratrusta", de Nietzsche, que Irvin D. Yalom abriu seu primeiro romance "Quando Nietzsche chorou". Com este livro, o autor se tornou um de meus favoritos. Faltam apenas 02 para eu completar a obra ! Não é clichê, não ! Não leio porque todo mundo leu ! Quem tem a coleção inteira dele ? hehehe Virei fã mesmo :)

Irvin D. Yalom é um escritor americano. Filho de imigrantes russos, formou-se em psiquiatria na Universidade de Stanford, onde leciona há 47 anos. Tornou-se conhecido quando sua obra "Love's Executioner and Others Tales of Psychotherapy", publicada em 1989, alcançou a lista de livros mais vendidos nos Estados Unidos.

Como dito, seu primeiro romance foi "Quando Nietzsche chorou". Lançou também "A Cura de Schopenhauer", "Mentiras no divã", "O Carrasco do amor", "Mamãe e o sentido da vida", "Vou chamar a polícia", "De frente para o sol" e "Os desafios da terapia". Em tempo: todos valem a pena !

Em Quando Nieztche chorou, Irvin Yalom romantiza a vida de Friedrich Nietzsche, Freud e Josef Breuer. Apesar dos personagens principais da trama nunca terem se conhecido (o próprio autor afirma em suas observações no final do livro), o romance é parcialmente baseado em fatos reais.

O diagnóstico de um câncer maligno força o renomado psiquiatra Julius Hertzfeld a fazer um balanço de sua vida e de seu trabalho. A depressão e a tristeza dá lugar à vontade em rever pacientes antigos e à pergunta: será que seu trabalho fez alguma diferença na vida dessas pessoas? Neste novo romance, o leitor irá acompanhar um embate emocionante entre pacientes e terapeuta, em que cada um expõe seus medos, defesas e fraquezas e aprendem a serem mais humanos e felizes.
 
Yalom retorna com uma história ambiciosa sobre a moralidade das terapias e a complexidade das emoções humanas. Neste romance provocativo, Yalom disseca o relacionamento de três terapeutas com seus pacientes. Seymour, patriarca da comunidade de psiquiatria e ex-presidente da Associação Psiquiátrica Americana, é acusado de má conduta sexual com uma de suas clientes; Marshal, centrado no sucesso material, é orgulhoso, cego pela cobiça e obcecado pela dolce vita dos ricos. E Ernest Lash, o delicado elo de ligação entre eles. Impulsionado pelo desejo de ajudar os doentes e pela fé inabalável na psicanálise, esconde seu fanatismo sob a máscara de férrea responsabilidade. Em sua preocupação com os problemas da existência, inventa uma radical abordagem para suas sessões de psicoterapia; honestidade brutal entre analista e analisado. Os resultados são tão inesperados quanto perigosos. Explorando os jogos de poder e os vínculos interpessoais, 'Mentiras no divã' é uma história tensa e eloquente, onde dilemas de lealdade apresentam-se com clareza e vigor.

Solidão, desprezo, obsessões amorosas, depressão... O novo livro do autor best-seller Irvin Yalom traz a história de dez pacientes que procuraram soluções para seus problemas cotidianos, buscaram terapia e que se depararam com as raízes das próprias dores da maneira mais crua. Um livro imperdível, que mostra como é possível enfrentar as verdades da existência e aproveitar tal poder para mudar e crescer em nível pessoal.

Misturar realidade e ficção, aliando seus conhecimentos profissionais e de escritor é uma das especialidades de Yalom. Neste livro, ele traz personagens e situações que surgiram em seu consultório e em sua mente para mostrar a beleza e as dificuldades dos seres humanos em viver e conviver. Mais um grande sucesso do autor best-seller que trouxe a psicologia ao alcance do grande público.

Irvin Yalom apresenta os bastidores de seu processo criativo. Ele descreve a construção da trama que resultou no célebre "Quando Nietzsche chorou", revela quem foi o psicanalista que o inspirou à discussão dos desafios da terapia em Mentiras no divã e conta como a literatura pode desatar impasses provocados por pacientes descontrolados da psicoterapia.

Por trás das nossas angústias, vive o fantasma da morte. Embora as religiões cumpram o papel de nos oferecer uma resposta para nossa existência, sobre a morte todas as nossas construções são imaginárias. A morte não deve ser temida. De certa forma, somos todos imortais, uma vez que algo de nós se transmite aos que nos rodeiam e aos nossos herdeiros por meio do que Yalom chama de propagação. Este livro se propõe a ser um guia acessível a todos aqueles - tanto leitores comuns quanto psicoterapeutas - que desejam fazer uma reflexão mais aprofundada sobre os mistérios que para cada um de nós abriga o futuro e o destino.
 
Como diz o subtítulo, destinado a jovens terapeutas, Os desafios da terapia é uma reunião de recomendações que abrange muitos aspectos do atendimento psicoterápico individual e algumas questões referentes às terapias de grupo.Sem se aprofundar nos temas, Irvin Yalom faz, entre outros tópicos, uma síntese bastante convincente da importância da análise do próprio terapeuta, da estrutura da transferência e de como ela reflete as demais relações do paciente, das dificuldades mais comuns do atendimento, da importância dos atos em contraposição às palavras, de como não se devem tomar decisões pelo paciente, da importância da análise dos sonhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário