sábado, 10 de julho de 2010

Um dia muito feliz !!!

Hoje é comemorado o Dia da Pizza. Obaaaaaaaa !!! Acho que pizza é igual a chocolate: até quando é ruim, é bom :) Amo muito !!! Fria no café da manhã, então ... Hmmmm :)


Pra contar um pouco de sua origem, sabe-se que a história da pizza começou com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Ao contrário do conhecimento popular, apesar de tipicamente italiana, os babilônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e amido e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5000 anos. A massa era chamada de "pão-de-abraão", muito parecida com os pães árabes atuais, e recebia o nome de piscea.


No início de sua existência, somente as ervas regionais e o azeite de oliva eram os ingredientes típicos da pizza, comuns no cotidiano da região. Os italianos foram os que acrescentaram o tomate, descoberto na América e levado a Europa pelos conquistadores espanhóis. Porém, nessa época, a pizza ainda não tinha a sua forma característica, redonda, como a conhecemos hoje, mas sim dobrada ao meio, feito um sanduíche ou um calzone.


Chegou ao Brasil por meio dos imigrantes italianos. Até os anos 1950, era muito mais comum ser encontrada em meio à colônia italiana. Foi no Brás, bairro paulistano dos imigrantes italianos, que as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas no Brasil. Logo, tornou-se parte da cultura deste país. E desde 1985 comemora-se o dia da pizza :)


Obviamente, a famosa massa redonda ganhou temperos dos mais variados, com versões que passeiam entre os sabores doces, salgados, leves e picantes.


O que não falta é lugar pra comemorar !!! Aqui no Rio, indico: Bráz, Capricciosa, Fiammeta, Pronto (no Leblon), La Forneria, entre mil outros que estou esquecendo.


Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário